Turma do III Semestre

Turma do III Semestre
Turma do III Semestre

sábado, 1 de novembro de 2014

A escola tem futuro?

Entrevistada: Selma Garrido Pimenta
O livro A Escola tem Futuro? da autora Marisa Vorraber Costa,  relata no capítulo sete uma entrevista com Selma Garrido Pimenta, que expõe  sua trajetória como educadora e pesquisadora na área da Educação, onde a vivência dos professores sua fonte de pesquisa. Ela também afirma que temos que construir uma escola pra todos e nas bases da humanização para garantir e assegurar o domínio dos conhecimentos e prepará-los para enfrentar a realidade como o desemprego. Além disso, suas pesquisas estão voltadas para a formação do professor e para o exercício profissional dentro da escola, com objetivos de ajudá-los a enfrentar e se adequar a realidade moderna.

 Algumas indagações feitas por Selma Garrido são relevantes para repensarmos a escola, são elas:  "Que sentido faz a escola?", " É preciso haver escola?". Segundo ela, a escola não está fazendo mais sentido pra sociedade, mas precisa vir a fazer, nesse sentido ela precisa existir SIM! Mas é precisamos modificá-la significadamente, e isso inclui desde os seus funcionários, professores, gestores, alunos, família e sociedade. Isso porque ela é o único espaço organizado para possibilitar o desenvolvimento da população, entretanto, ela infelizmente não está dando conta dessa tarefa.  

Nesse sentido, a escola atual precisa ser transformada, na sua forma de gestão, e no seu ensino de aprendizagem, no seu espaço e no seu tempo, e nas suas relações com a comunidade. Precisamos pensar na possibilidade de uma escola mais aberta, mais aberta, onde a pluralidade e a diversidade fazem parte dos currículos.

Selma discute a questão dos estágios nos cursos de pedagogias, o qual só irá ter sentido se começar no inicio do curso de formação. 

Selma se mantém na modernidade e reflete sobre a importância de ter uma escola crítica com um modelo organizacional, de currículo, de conhecimento científico, de relações professor-aluno, de processo de ensino-aprendizagem, de ciência e de relação com a sociedade bem real e cidadão, para que a escola sai da crise.
A entrevista com Selma Garrido foi de fundamental importância para repensarmos que escola tivemos, temos, e qual queremos ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário